segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Regionalismos à parte...

Não me esqueci deste espaço. Mas como na semana passada não houve aulinhas para ninguém, dei-me ao luxo de não fazer, rigorosamente, nada.

Esta semana, tivemos um seminário com Ramon Font, um jornalista catalão, e um dos responsáveis pelo canal Porto Canal. Gostei imenso. O Ramon é uma pessoa impecável e super-acessível. A paixão com que ele fala de Barcelona é, sem dúvida, notável.

Pouco há a dizer desta semana de aulas. Dedicámo-nos ao seminário, explorando um pouco o chamado "Jornalismo de Proximidade", o jornalismo que é feito para um público específico, como aquilo que acontece com o Porto Canal, disponível por TV Cabo. E o Canal 6, em Leiria, e distribuído pela Pluricanal.

Falou-se também na construção de Barcelona, enquanto "cidade de marca", um processo que se desenvolveu após o período franquista, com a conquista dos Jogos Olímpicos de 1992. Barcelona começou a "crescer" enquanto cidade moderna, cosmopolita e um centro de artes e espectáculos.

Tudo acontece em Barcelona. Mas só desde 1986. Ainda há esperança para todos nós!

Pelos entremeios, começou-se a organizar a janta de Natal da maltinha... data ainda a definir.

2 comentários:

Nuno disse...

Quem lá foi diz que sim, que Barcelona é uma cidade fantástica. Eu não sei porque nunca lá fui, mas quero acreditar naquilo que ouço.

O jornalismo de proximidade é aquele que é usado nos jornais regionais? Acho interessante a maneira como as notícias são dadas, dando a ideia de que o leitor e a região a que o jornal se refere têm uma grande proximidade.

Quanto ao jantar de Natal... Depois diz qualquer coisa! ;) Estou a brincar!

Beijitos,
Nuno.

Cristina disse...

Nuno, descobri, este fim-de-semana, no AXN, que ir a Barcelona num fim-de-semana não chega a custar 300€. Nem é assim um preço tão escandaloso.

É isso mesmo. A RTP há uns anos tinha um programa que variava os conteúdos consoante a região onde era transmitido.