terça-feira, 8 de abril de 2008

Hoje, durante o pequeno-almoço...

... descobri qual será, provavelmente, a pior profissão do Mundo. Aliás, uma das piores, depois das óbvias: curtidor de peles, funcionário público... Já adivinharam qual é? Isso mesmo: ardina dos jornais gratuitos.

Acredito que os desgraçados (e não quero, de todo, ser desrespeituosa ao usar a palavra "desgraçados") que andam no meio do trânsito a oferecer o Destak, o Meia Hora e o Metro tenham uma das piores profissões do Mundo. Não é fácil, por várias razões:

1.º andar no meio do trânsito, num país como Portugal é, já por si, prova de demência. Perdoem-me os ardinas, mas não podem bater bem da cabeça! Portugal tem uma taxa elevadíssima de acidentes viários, sabiam?

2.º aturar os próprios condutores. Haverá subsídio de risco para os ardinas? Já nem falo na má condução. Refiro-me à educação (ou falta dela). Imaginem a situação: presos no trânsito, 8h50m da manhã, o horário de entrada no emprego é às 9h, ainda falta percorrer cerca de 10km... falo por mim, mas a última pessoa que gostava de ver à frente era alguém a oferecer-me um jornal.

3.º a concorrência. É o chamado "sete cães a um osso". Andam sempre os três juntinhos - Destak, Meia Hora e Metro. Cocó, Ranheta e Facada. Uma chatice. Será que fazem competições para ver quem entrega maios jornais em menos tempo?

4.º o fardamento feio. Para serem identificados andam com um boné e com um casaco a condizer com a cor do cabeçalho do jornal. Destak - vermelho; Meia Hora - laranja e Metro - verde. Cores bonitinhas, bem garridas e fluorescentes.

Durante o pequeno-almoço, há quem pense na vida, nos problemas da Humanidade... eu elaboro teorias idiotas. Minimiza a cena se eu disser que, no Porto, costumo tomar o pequeno-almoço num café onde há umas vidraças enormes e de onde vejo os ardinas dos referidos jornais?

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia minha querida...
Deixa-me dizer-te apenas que é Destak e não Destake e que os tais "ardinas" ganham no mínimo 500 euros por 3/4 horas de trabalho... Aposto que já mudaste a tua perspectiva quanto a esta tarefa...
Beijíssimos.
VQ

Cristina disse...

Epahhh... de qualquer das maneiras. Não é pelo que ganham! Nem coloco essa questão. Há profissões que eu não gostava de ter: padeiro deve ser terrível, por exemplo. E esta é outra. Ainda por cima, devem aturar cada anormal... Jesus!

Beijãoooo

Nuno disse...

Não acho que seja muito mau. Acerca dos riscos, eles são reduzidos na medida em que só abordam as viaturas quando estas estão paradas no sinal vermelho. A menos que sejam eles a bater nos carros, não correm o risco de serem atropelados.

Em relação aos condutores mal humorados, não me parece que isso faça grande diferença. Se não querem receber o jornal não abrem a janela; Se tiverem a janela aberta e, mesmo assim, receberem o jornal, quando quiserem reclamar já o ardina vai no carro de trás ou da frente (e já parece mal meter a cabeça de fora e gritar: Oh palhaço, para que é que eu quero esta m****?").

Eu costumo receber estes jornais (principalmente o Metro ou o Destak) quando tenho de ir a Coimbra. A última vez que isso aconteceu foi há umas duas semanas e... Ainda não li o jornal. Ainda está no banco de trás do carro por ainda não ter apanhado um semáforo vermelho que me desse tempo para o ler. Agora também já não deve valer a pena...

500 euros por 3/4 horas de trabalho parece ser um emprego altamente rentável (entre 125 e 167 euros à hora)!!! Vai lá, vai!!!

Beijitos,
Nuno.

Cristina disse...

Nuno, há malucos para tudo. Sei lá eu que não andará por aí algum fanático de "Carmageddon".

2 semanas?? Hahahha... podes esperar mais um bocadinho, por exemplo, pelo próximo Outono e oferecer os jornais aos vendedores de castanhas!! :D

E sinceramente, por muito rentável que possa ser, nunca fez parte do mei imaginário infantil. I'm sorry!

Beijooooosssss

Nuno disse...

Eu confesso que também não é o meu emprego de sonho, mas... Às vezes as necessidades obrigam-nos a coisas que nunca pensamos acontecer-nos!

Beijos,
Nuno.

Cristina disse...

Já lavei muitas casas-de-banho, Nuno... e que bem me souberam os trocos que ganhei com isso.

Beijoooo

Nuno disse...

Sinto um orgulho muito grande em ti! És uma lutadora.

Beijinhos,
Nuno.

Anónimo disse...

Nuno,

500 euros por mês!

Não por um dia de trabalho de 4 horas....